Você sabe como o seu empreendimento se diferencia no mercado? Como anda a sua estratégia? Quais as oportunidades do seu negócio? Sabia que tem uma ferramenta que pode lhe ajudar a responder todas essas perguntas? Vamos falar um pouco da análise ou matriz SWOT. Ou carinhosamente conhecida como FOFA
O nome FOFA é um acrônimo Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. É uma ferramenta de análise da situação atual da empresa que por meio de uma análise interna e externa, identifica os pontos positivos e negativos em cada contexto.
Apesar de abordar tantos aspectos, a ferramenta é bem simples de usar. Além de sua simplicidade, ela é extremamente eficiente para analisar o potencial do seu empreendimento e lhe ajudar a montar uma estratégia de sucesso.
Como fazer uma Matriz SWOT?
A matriz SWOT é basicamente quatro quadrados dois em cima e dois embaixo. O interesante é que ela lhe permite fazer uma análise interna e externa da situação atual.
Na parte de cima, analisamos os aspectos internos da empresa: quais são as nossas forças e ameaças. Já na parte inferior, olhamos para o mercado, os aspectos externos: oportunidades e ameaças.

A maneira mais simples de fazer o uso dela é por meio de perguntas básicas. Em cada quadrado você preencherá com as respostas em relação a sua empresa ou projeto.
Forças
Nesse quadrante, você vai identificar quais são as suas forças, aquilo em que o seu negócio se destaca. As atividades que a empresa desempenha melhor. Liste todas as características positivas internamente da empresa e que contribuem com o crescimento.
Fraquezas
É o oposto da pergunta anterior: quais são as grandes fraquezas da sua empresa. Neste quadrante, serão listados todos os pontos fracos do seu negócio. Uma maneira de identificar as fraquezas é pensar tudo aquilo que a empresa não tem ou aquilo que precisa melhorar para ser bem sucedida. Liste tudo que atrapalha internamente o crescimento da empresa. O importante do exercício é justamente identificá-las.
Oportunidades
Para descobrir as oportunidades, pergunte-se quasi os caminhos de crescimento que você enxerga para a sua empresa. É bom olhar para o mercado e ver para que lado as coisas vão indo. Talvez tenham um evento acontecendo que possa favorecer o aumento de vendas.
Olhe também para o contexto interno da sua empresa. Os itens que foram identificados como forças e fraquezas podem ser oportunidades de crescimento para o seu negócio.
Análise os itens listados no quadrante de força e questione quais as oportunidades que eles lhe proporcionarão. O mesmo pode ser feito em relação as suas fraquezas. Pegunte-se: o que a sua empresa não tem hoje, mas poderia alcançar se tivesse? Quais os mercados o negócio poderia atingir? Quais parcerias poderia ter. Esse é o quadrante das possibilidades.
Ameaças
As ameças dizem respeito a problemas que podem prejudicar a sua empresa. Uma boa dica para identificar ameaças é começar olhando para a concorrência; em que aspectos os seus concorrentes são melhores que você ou lidam melhor. O preço é uma ameaça? É um comparativo da sua empresa e a concorrência.
Aspectos do mercado em geral também impactam. Se houver uma outra greve de caminhoneiros isso trará problemas para o seu negócio? Algumas empresas são mais impactadas do que outras nas questões econômicas, verifique se esse é o seu caso.
Um outro ponto é olhar para as suas fraquezas. As fraquezas são questões internas que se não desenvolvidas podem se transformar e ameaças. E uma ameaça é algo mais difícil de lidar e pode ser bem mais perigoso para a empresa.
Análise SWOT
Ao termos uma visão do quadro geral do projeto não basta para resolver algum problema ou criar uma estratégia. Saber é apenas parte do trabalho. A vantagem é que agora você tem uma visão da sua empresa com o pontencial para criar uma estratégia que priorize as oportunidades.
O próximo passo é analisar a matriz SWOT e traçar uma estratégia ou desenvolver planos de ação. Tente fazer uma cruzada com as forças que a empresa possui e oportunidades que surgem a partir dessas forças. Talvez surja desse exercício um projeto para um novo produto ou a identificação de um novo segmento.
Da mesma maneira, dê atenção para as suas fraquezas e ameaças. Desenvolva planos de riscos para mitigar as ameaças ou eliminá-las. Se houver fraquezas que impactam muito no negócio, crie um projeto para resolver o problema.
Embora seja muito comum usá-la para analisar empresas, ela pode ser usada em diferentes cenários como lançamento de produto, posicionamento de uma marca ou até mesmo para buscar uma oportunidade de emprego.