Você sabe a diferença entre objetivos/metas, sonhos e projetos? Para simplificar trato de objetivos e metas como tendo o mesmo entendimento, como sinônimos. Há diferenças teóricas, mas quando estamos começando a realizar um projeto, muitas nomenclaturas podem atrapalhar mais do que ajudar.
De uma maneira bem simples eu considero que sonhos são metas ou objetivos não escritos. E não interessa se o seu sonhos é se casar, montar um negócio ou viver de sua arte. A minha visão é bem enfática, os seus sonhos só começaram a se realizar quando forem transformados em objetivos e forem escritos. Então fica a dica:
Sonhos são metas ou objetivos não escritos.
Gestão de Sohos
Sonhos
Sonhar é algo maravilhoso. Quem sonha deseja realizar alguma coisa esta impregnado de energia, vontade e esperança que possa mudar a realidade. Sonhadores são pessoas livres que se permitem a imaginar uma vida diferente recheada de satisfação, propósito e alegria.
No entanto sonhar não basta para ver esse desejo realizado. Como Amyr Klink escreveu:
“uma hora você precisa parar de sonhar e de alguma maneira partir”.
Amyr Klink
Isso não quer dizer que não precise mais sonhar, mas que chega um momento que apenas sonhar não basta. É necessário correr atrás dos seus sonhos e realizá-los.
Sonhar é algo inspirador, mas precisa ser tangibilizado, materializado escrito. E quando você decide que deseja transformar um sonho em realidade é a hora de transformá-lo em um projeto.
O primeiro passo para transformar um sonho em projeto e começar a trilhar a sua jornada de conquista dos seus sonhos é definir um objetivo.
Objetivos
Um objetivo diferente de um sonho é algo que precisa ser pálpavel, tangibilizado e materializado de alguma maneira. Um objetivo é responder a pergunta o que você quer e quando você quer.
Por exemplo, eu tinha um sonho em fazer um mochilão pela Europa. Queria colocar a mochila nas costas e sair desbravando o mundo. Enquanto eu tinha esse sonho eu me imaginava em países diferentes, sonhando em como isso seria legal. Spoiler: foi ótimo. Eu precisava alimentar o meu sonho e por isso ficava viajando em viajar.
Até que houve um momento que eu fiquei cansado de sonhar na viagem dos meus sonhos. Eu desejava viver aquelas emoções imaginadas. Foi quando o meu sonhos deixou de ser uma ideia vaga e começou a ganhar corpo. Lembro que escrevi em um caderno que viajaria por três meses nos países da Europa e que começaria a minha viagem em setembro.
Ainda era um objetivo vago, mas ele continha alguns elementos que mostravam uma realiadade. Em outras palavras eu tinha conseguido materializar o objetivo.
A partir do momento em que escrevi aquelas palavras, eu passei a ter mensurável (viajar), com uma duração (três meses) e com um prazo (setembro). Eu tinha conseguido transformar aquele meu sonho em algo mais real.

Se você quer realizar um sonho, escreva ele em algum lugar. O simples fato de escrever um sonho já sinaliza que ele é um objetivo, pois você precisou esforço para escrever e pensar a respeito.
Depois de ter escrito o sonho e transformado ele em uma meta ou objetivo, outras dúvidas surgirão. Uma das mais comuns é como realizar aquela frase escrita em realidade. É neste momento que percebemos que precisamos de plano, também chamado de projeto.
Projetos
Projetos são sonhos transformados em objetivos com um plano de ação. O fundamento básico de fazer um projeto é responder a seguinte questão: como eu vou realizar o meu objetivo ou sonho?
No meu exemplo, eu já tinha uma data e um período definidos. Para construir o meu plano eu inclui um período para pesquisa e para identificar quais os lugares eu gostaria de ir. Quando terminei essa pesquisa, eu tinha a estrutura do que fazer, também conhecido como escopo do projeto.
Faltava algo para concluir o meu plano. O próximo passo foi organizar os meus destinos em datas. Quando eu organizei o meu roteiro de viagens com as datas eu tinha um cronograma pronto para a execução.
Com um plano de execução pronto era a hora de identifcar os recursos que eu ia precisar. Aqui foi quando eu percebi que precisava fazer uma série de etapas antes de executar a minha viagem. E também que eu ia precisar saber quanto isso ia me custar. Era hora de planilhar tudo para saber a quantidade de dinheiro que ia precisar. Percebi que além do dinheiro em viagem, seria necessário alguns outros recursos como equipamentos, por exemplo.
Depois de terminado, eu tinha a minha tríade do projeto: escopo, prazo (cronograma ou plano de ação) e recursos necessários.
Um sonho é algo que lhe inspira, que você deseja. O objetivo responde a pergunta de quando e o que você quer alcançar. O projeto vai responder como você alcançará os seus objetivos.
Quer ter mais conteúdo como esses, assine a nossa newsletter e fique por dentro de dicas para realizar os seus sonhos.