Há tempos que quero escrever um post aqui no blog com algumas dicas de livros sobre produtividade. Eu sou apaixonado pela leitura e sempre que me interesso por um tema, começo logo a ler algo sobre o assunto.
Quando comecei a me interessar por produtividade e organização não foi diferente.
Hoje compartilho com vocês os meus quatro livros preferido sobre produtividade e que me ajudaram a realizar muitos dos meus sonhos.
1) A Arte de Fazer Acontecer
Não é exagero dizer que minha perspectiva sobre produtividade, gestão de tempo e organização mudou a partir do momento em que conheci o método GTD (Gething Things Dones).
Por conta disso é que se eu tivesse que indicar apenas um livro indicaria A Arte de Fazer Acontecer, do David Allen.
Neste livro, o autor nos apresenta o método GTD, um jeito novo de ser produtivo, sem ficar todo o tempo pensando no que precisa ser feito.
O método GTD não trata apenas de produtividade, é um estilo de vida, de como encarar as demandas e projetos do trabalho e da vida pessoal. A resenha do livro descreve o GTD como um sistema de gestão que tem ajudado inúmeras pessoas e empresas a colocar ordem no caos.
Além de ótimas práticas de produtividade e organização, o método é também uma maneira de organizar os nossos projetos com os nossos propósitos e com a nossa missão.
O método GTD é fundamental para quem quer fazer mais, sem ficar com a aquela impressão de estar sempre ocupado ou sacrificando tempos preciosos com a família e por isso esse livro é fundamental.
Zen To Done: The Ultimate Simple Productivity System
Zen To Done ou simplesmente ZTD é um conjunto de boas práticas reunidos de outros sistemas de produtividade, principalmente do GTD.
Na realidade, até podemos dizer que o ZTD do Leo Babauta é em uma certa medida uma maneira minimalista do GTD. O fundamentos estão lá, mas não da complexidade e profundidade de camadas que a visão do GTD nos oferece.
O livro é interessante, simples e de fácil leitura. No entanto, a grande vantagem do ZTD é devido a sua perspectiva minimalista, ele é porta de entrada para o próprio GTD.
Um ponto interessante do ZTD é que o Leo nos traz um aspecto do MIT (Most Important Things), que também é conhecido com Big Rocks, tantos termos diferentes para indicar as coisas mais importantes do seu dia ou do seu ano. Algo que no início pode ajudar a focar mais naquilo que importa.
Ah, só um detalhe o livro ainda não tem tradução para o português.
O Poder do Hábito
Você sabe por que algumas pessoas tem facilidade para emagrecer ou para parar de fumar? Ou por que algumas pessoas conseguem atingir seus objetivos enquanto outras fracassam? Essas e outras perguntas são respondidas em O Poder do Hábito.
Charles Duhigg faz um estudo detalhado nos hábitos que desenvolvemos durante a vida e nos apresenta de uma maneira clara neste livro.
O Poder do Hábito é sem dúvida um dos livros que nos faz refletir sobre hábitos que desenvolvemos e perceber que podemos mudar nossos comportamentos ao entendermos como os hábitos funcionam.
O que mais me chamou a atenção no livro é que Charles consegue contar histórias fascinantes de pessoas incríveis e ao mesmo tempo apresentar dados e estudos científicos que comprovam as mudanças e nos explicam porque elas ocorreram.
O livro não vai buscar nos hábitos de pessoas mais produtivas, ele vai fundo a identificar como termos uma vida mais plena. Depois que terminei de ler, entendi por que o método GTD é tão eficiente: é que ele se baseia em desenvolvimento de hábitos e não no aprendizado de técnicas.
Scrum – A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo
Se o método GTD mudou a maneira como encaro as tarefas e organizo minhas atividades, o Scrum mudou a minha maneira como eu executava e organizava os projetos.
Em Scrum – A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, o autor Jeff Sutherland além de nos explicar como o método funciona, ilustra o ensinamento com muitos cases de sucesso.
Nesses cases entendemos melhor como os projetos gerenciados por meio do Scrum se desenvolvem e conseguimos perceber porque eles são mais eficazes do que com outros modelos de gestão de projetos.
A agilidade, o foco e a comunicação são elementos centrais em uma metodologia com Scrum. Não é difícil perceber como esses elementos também são eficazes em nossa vida pessoal.
Ao meu ver, a combinação de práticas do GTD com o Scrum você terá um conjunto de ferramentas de produtividade para a realização dos seus sonhos.
Bônus: Mais 2 Livros Inspiradores
Há dois livros que não falam de produtividade especificamente, mas lhe ajudam a ser mais produtivos.
Um deles é o Milagre da Manhã, de Hal Elrod. O livro não aborda técnicas produtividade, mas nos inspira a acordarmos e corrermos atrás dos nossos sonhos e no desenvolvimento de novos hábitos. Vou falar mais desse livro porque mesmo antes de ler, eu já acordava cedo para fazer a minha rotina matinal. O Milagre da Manhã me fez aprimorar algumas coisas nessa rotina.
O outro livro é o Trabalhe 4 Horas por Semana do Tim (Timothy) Ferriss . O livro é mudança de paradigma para a ideia de que você precisa trabalhar a vida inteira e depois curtir a vida. O Tim defende a ideia de aposentadorias ao longo da vida, mas não se trata apenas de um livro para aproveitar a vida. Ele compartilha um conjunto de experiências para ficarmos com o que é importante, com um negócio que pague as contas, enquanto podemos investir tempo e dinheiro em algo que a gente goste de fazer. Certamente você vai ouvir eu falar mais do Tim por aqui.
E para você qual o livro que você indica para lhe ajudar na produtividade e realizar os seus sonhos?