Quer aprender uma técnica rápida para ter foco e fazer aquilo que precisa fazer? Então você está no lugar certo. A Técnica Pomodoro pode lhe ajudar muito a resolver esse problema e aumentar a sua produtividade.
Um dos problemas mais comum que muitos enfrentam ao realizar uma atividade é o número de interrupções que surgem. É difícil focar no que precisa ser feito com tantas interrupções: é WhatsApp, Instagram, E-mail, ligações, telegram, Facebook…
Como surgiu a Técnica Pomodoro?
Bem antes das redes sociais e dos smartphones, o problema em focar em uma determinada tarefa já existia. Na década de 1980, o estudante Francesco Cirillo era uma dessas pessoas que tinha dificuldade em focar. Ele buscava uma maneira de aumentar a sua produtividade e foco nos estudos
Em sua busca, Francesco escolhia uma tarefa e trabalhava nela por um período de tempo, seguido de um descanso. Ao fazer isso, percebeu duas coisas:
- Era mais fácil focar somente em uma atividade;
- O descanso acalmava a mente e aumentava o poder de concentração
Francesco usava cronômetro de cozinha, em formato de tomate, para medir o tempo, daí o nome da técnica Pomodoro (tomate em italiano).
A técnica revolucionou a forma como gerenciamos o tempo, pois ela propõe dividir um período de trabalho em espaços menores e focar apenas em uma atividade durante aquele período.
Como usar a técnica
Em termos práticos a técnica de pomodoro funciona da seguinte maneira:
- Escolha uma tarefa que se feita.
- Trabalhe nela, apenas nela pelos próximos 25 minutos.
- Descanse 5 minutos
- Escolha uma outra tarefa ou retome a tarefa anterior.
Repita isso por 4 ciclos. No quinto, você faz uma pausa maior de 15 a 30 minutos, conforme a sua escolha.
A técnica é bem simples e o argumento é que precisamos de pequenas pausas no cérebro para conseguirmos melhorar o nosso desempenho. Francesco sugere os 5 minutos que é tempo suficiente, mas isso depende de cada um.
A flexibilidade da técnica é outro atrativo. Quando comecei a usá-la, percebi que para as atividades que eu estava me propondo 25 minutos era pouco, então aumentei para 40 minutos com uma pausa de 10 minutos. Funcionou para o que eu havia proposto. Para escrever uso um período de 23 minutos e isso me atende.
Aplicativos para a técnica pomodoro
Aposto que muitos dos leitores já está perguntando: e qual aplicativo eu uso?
Eu gosto das coisas simples, Eu gosto das coisas simples e acho que nunca usei um aplicativo de celular para a técnica. Quando precisei usar o celular, usei o próprio cronômetro que vem com o sistema.

Uma das razões de não usar o celular é porque ele me distraí e eu quero justamente ficar focado. Um outro motivo é que muitas das minhas atividades são realizadas no computador e no computador, pude testar algumas versões web para cronometrar o tempo.
Há muitas soluções da técnica de pomodoro na web. Separei três aplicativos para o web que venho usando nos últimos anos.
- Tomato Timer – é o que tem o visual mais simples e dá conta do recado. Permite configurar as tarefas, o tempo e ainda tem alguns recurso de atalho de teclado. O visual não é elegante como os demais, mas se propõem ao que precisa fazer.
- Pomodoro Tracker – assim como anterior também permite confiugrar o tempo, tarefas e salvar para relatório se você fizer o cadastro. O visual é um pouco mais agradável. Usava esse até pouco tempo. No momento, estou testando um outro.
- Pomo Focus – é o que tenho usado inclusive enquanto escrevo esse artigo. É o meu preferido no momento, o visual me agrada, posso definir tempos de trabalho e intervalo como os demais e estabelecer minhas atividades sem necessidade de recursos. O bom é que ele também funciona no celular.
- O Focus To-Do – é um mistura da técnica de pomodoro com o uma gerenciador de tarefas. Achei o visual muito atraente, mas me parece que o app é sofitiscado demais apenas para um aplicativo da técnica.
- Be Focused – segue a mesma linha do anterior, unindo tarefas e pomodoro. O visual é muito parecido, mas está disponível apenas para IOS (Iphone)
Agora que você já sabe como focar que tal ler o nosso artigo que ensina como priorizar tarefas.
Ah, apenas para lembrar estamos no mês da produtividade. Todo o conteúdo de maio será sobre esse assunto, nele você vai aprender técnicas e dicas para se organizar e ser mais produtivo.
Assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo.