Descubra o que acontece se você não define o público alvo

by Carlos Carreiro
definicao de publico alvo

Já se perguntou o que acontece se você não define o público alvo de sua empresa?

Hoje o texto tem um sentido de reflexão sobre a importância do público alvo e por que é importante que você definia, mesmo que depois mude completamente.

Não há uma resposta certa e é provável que mesmo bem definido, haverá alterações no futuro sobre essa questão. Mas enfatizo que para iniciar qualquer tipo de empreendimento ou projeto é fundamental refletir sobre o assunto, pesquisar e restringir um pouco o público.

O que percebo é que há dois tipos de respostas para definir o público alvo em empreendedores iniciantes:

  1. Quero vender para todo mundo (generalização)
  2. Não tenho a menor ideia

As duas respostas genéricas há problemas nos dois casos, quando não paramos para planejar o empreendimento e definir um ponto de partida.

Problemas na generalização do público alvo

Quando estamos começando no mundo dos negócios, a ideia geral é que precisamos vender o produto ou serviço que estamos ofertando.

E queremos vender muito, daí a escolha de muitos empreendedores é dizerem que querem vender para todo mundo ou uma variação: vender para quem quiser comprar.

O problema da generalização de público alvo. Quando tentamos vender para todo mundo, duas coisas acontecem:

1) Desperdiço de dinheiro e força de trabalho

Ao gastamos mais dinheiro do que o necessário por que público não é específico. Daí gastamos mais dinheiro com criação de conteúdo promoção, equipe e publicidade.

Por exemplo, se o nosso negócio é uma churrascaria não faz sentido que o público vegano veja o nosso anúncio, pois não interesse deles em consumir o nosso produto.

O mesmo acontecesse se temos um e-commerce, mas uma determinada região não realiza compra pelo alto valor do frete. Faz mais sentido investir comunicação e trabalho para aquela região que compra os nossos produtos.

Se o caso é de venda de serviços, mais atenção ainda, pois as vezes insistimos em vender um serviço sem perceber que o cliente não tem o mínimo interesse.

Um outro exemplo. As empresas de telefonia ligam para mim ofertando serviços de Internet para o meu escritório. Toda vez preciso explicar para eles que o meu negócio não tem um escritório fixo, trabalho remotamente de diferentes lugares, mesmo assim eles continuam ligando.

Se um dia eu vier a contratar um serviço de Internet para um outro empreendimento, certamente não vou escolher essas operadoras.

No exemplo acima, da perspectiva da empresa, ela perdeu dinheiro com infraestrutura, funcionários, tempo e desgaste da marca.


2) Estratégia confusa


Um outro problema que acontece e talvez o mais importante é que sem a definição de um público alvo, não como criar uma estratégia eficiente.

Os exemplos de comunicação, processo de vendas citados acima são decorrentes de uma estratégia ineficaz.

A ausência de uma estratégia clara para o seu negócio desmotiva o seu time e você for empreendedor sozinho, desgasta a sua energia.

Isso mina a sua motivação e faz surgir pensamentos de que a empresa não esta crescendo ou que anúncio ou redes social não funciona.

A verdade é que nenhuma estratégia vai funcionar se o básico não for feito.

Não tenho a menor ideia, que eu faço

Não quero terminar essa reflexão sem apontar alguns caminhos para encontrar essa resposta e isso nos leva ao segundo tipo de empreendedor o que não tem a menor ideia de como definir um público.

A primeira coisa a fazer é estudar um pouco o mercado. E quando me refiro a estudar, não estou falando de grandes projetos de pesquisa de marketing, falo de coisas bem mais simples.

Abra o google e pesquise por empresas que são seus concorrentes, entre no site deles e não apenas nas redes sociais. Ao olhar com atenção para concorrência você terá ideias para definir o seu público.

Talvez para o seu negócio não faça diferença o gênero da pessoa, mas a idade talvez faça.

Quem sabe no momento de começar seja mais interessante vender para uma região e depois ir ampliando o público.

O importante no momento de definição é rabiscar algumas ideias e ter um público em mente. Essa ideia mudará no futuro, mas é preciso começar de algum lugar.

Uma dica que dou para os meus clientes é olhar para os seus produtos, ver o preço deles e perguntar será que todo mundo vai pagar esse valor? É bem provável que não, então responda quem pagaria.

Com essa resposta, você já tem uma ideia de segmentação para o público ou melhor ideias para um novo produto.

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