Já se perguntou o que acontece se você não define o público alvo de sua empresa?
Hoje o texto tem um sentido de reflexão sobre a importância do público alvo e por que é importante que você definia, mesmo que depois mude completamente.
Não há uma resposta certa e é provável que mesmo bem definido, haverá alterações no futuro sobre essa questão. Mas enfatizo que para iniciar qualquer tipo de empreendimento ou projeto é fundamental refletir sobre o assunto, pesquisar e restringir um pouco o público.
O que percebo é que há dois tipos de respostas para definir o público alvo em empreendedores iniciantes:
- Quero vender para todo mundo (generalização)
- Não tenho a menor ideia
As duas respostas genéricas há problemas nos dois casos, quando não paramos para planejar o empreendimento e definir um ponto de partida.
Problemas na generalização do público alvo
Quando estamos começando no mundo dos negócios, a ideia geral é que precisamos vender o produto ou serviço que estamos ofertando.
E queremos vender muito, daí a escolha de muitos empreendedores é dizerem que querem vender para todo mundo ou uma variação: vender para quem quiser comprar.
O problema da generalização de público alvo. Quando tentamos vender para todo mundo, duas coisas acontecem:
1) Desperdiço de dinheiro e força de trabalho
Ao gastamos mais dinheiro do que o necessário por que público não é específico. Daí gastamos mais dinheiro com criação de conteúdo promoção, equipe e publicidade.
Por exemplo, se o nosso negócio é uma churrascaria não faz sentido que o público vegano veja o nosso anúncio, pois não interesse deles em consumir o nosso produto.
O mesmo acontecesse se temos um e-commerce, mas uma determinada região não realiza compra pelo alto valor do frete. Faz mais sentido investir comunicação e trabalho para aquela região que compra os nossos produtos.
Se o caso é de venda de serviços, mais atenção ainda, pois as vezes insistimos em vender um serviço sem perceber que o cliente não tem o mínimo interesse.
Um outro exemplo. As empresas de telefonia ligam para mim ofertando serviços de Internet para o meu escritório. Toda vez preciso explicar para eles que o meu negócio não tem um escritório fixo, trabalho remotamente de diferentes lugares, mesmo assim eles continuam ligando.
Se um dia eu vier a contratar um serviço de Internet para um outro empreendimento, certamente não vou escolher essas operadoras.
No exemplo acima, da perspectiva da empresa, ela perdeu dinheiro com infraestrutura, funcionários, tempo e desgaste da marca.
2) Estratégia confusa
Um outro problema que acontece e talvez o mais importante é que sem a definição de um público alvo, não como criar uma estratégia eficiente.
Os exemplos de comunicação, processo de vendas citados acima são decorrentes de uma estratégia ineficaz.
A ausência de uma estratégia clara para o seu negócio desmotiva o seu time e você for empreendedor sozinho, desgasta a sua energia.
Isso mina a sua motivação e faz surgir pensamentos de que a empresa não esta crescendo ou que anúncio ou redes social não funciona.
A verdade é que nenhuma estratégia vai funcionar se o básico não for feito.
Não tenho a menor ideia, que eu faço
Não quero terminar essa reflexão sem apontar alguns caminhos para encontrar essa resposta e isso nos leva ao segundo tipo de empreendedor o que não tem a menor ideia de como definir um público.
A primeira coisa a fazer é estudar um pouco o mercado. E quando me refiro a estudar, não estou falando de grandes projetos de pesquisa de marketing, falo de coisas bem mais simples.
Abra o google e pesquise por empresas que são seus concorrentes, entre no site deles e não apenas nas redes sociais. Ao olhar com atenção para concorrência você terá ideias para definir o seu público.
Talvez para o seu negócio não faça diferença o gênero da pessoa, mas a idade talvez faça.
Quem sabe no momento de começar seja mais interessante vender para uma região e depois ir ampliando o público.
O importante no momento de definição é rabiscar algumas ideias e ter um público em mente. Essa ideia mudará no futuro, mas é preciso começar de algum lugar.
Uma dica que dou para os meus clientes é olhar para os seus produtos, ver o preço deles e perguntar será que todo mundo vai pagar esse valor? É bem provável que não, então responda quem pagaria.
Com essa resposta, você já tem uma ideia de segmentação para o público ou melhor ideias para um novo produto.
Gostou do conteúdo? Que tal assinar a newsletter e receber notificações de novos conteúdos para estruturar o negócio dos seus sonhos.