Entendendo a Presença On-line

by Carlos Carreiro
presença on-line

Como anda a sua presença on-line? Ela esta de acordo com a sua estratégia digital? 

O que não sabe o que é presença on-line. Vem junto e vamos conversar um pouco sobre isso. 

O que é presença on-line?

De uma maneira bem genérica a sua presença digital é o meio ou canal pelo qual os seus clientes podem lhe encontrar. 

Para usarmos uma analogia, vamos imaginar os catálogos de telefones no período antes da Internet. Um dos mais famosos era chamado de Páginas Amarelas. 

Quando precisamos de um produto ou serviço, abríamos esse catálogo e ligavamos para as empresas que faziam um ser serviço ou um vendiam um produto. Cada cidade tinha um catálogo desses. 

A Internet funciona mais ou menos assim, mas ela tem um catálogo geral e alguns outros. 

A sua presença on-line é o conjunto de canais que você estiver. Quanto mais canais ou lugares estiver presente, mais será a chance do cliente lhe encontrar. 

Para montar uma estratégia e ficar mais presente para o seu cliente é importante saber como é o comportamento do seu cliente e quais os canais ele mais usa. 

Tendo isso em mente você pode investir mais na estratégia de promoção de  um canal ou combinar estratégias entre eles. 

Tipos de presença on-line 

Há muitas formas de ter a sua presença on-line, mas não queremos complicar as coisas então agrupamos em três categorias, as formas de presença mais comum utilizadas atualmente. 

Essas três categorias podem ser usadas isoladamentes ou em conjunto para desenvolver para o seu negócio. Os três tipos de presença on-line que veremos a seguir são:

  • Site 
  • Redes Sociais
  • Grupos e segmentos

Site 

Uma página da empresa é ainda o recurso mais profissional para marcar presença digital. Me refiro a uma página com um domínio próprio (domínios), algo que os clientes possam acessar como por exemplo www.gestãodesonhos.com.br

Um site é apropriado para ter um bom posicionamento nas buscas do Google. O mais comum é que um site esteja relacionado com uma boa estratégia de marketing de conteúdo. 

É indicado principalmente para negócios de conteúdo digital, e-commerce e presença institucional para projetos ou venda de serviços. 

Redes Sociais

As redes sociais são o meio mais rápido e fácil de ter a sua presença digital. É muito simples, pois basta você cadastrar em uma rede social e as pessoas já vão encontrar você ou o produto que você queira vender. 

As redes sociais é onde a maioria dos consumidores estão, principalmente envolvendo negócios para pessoas físicas. O ideal é combinar o site próprio com presença nas redes. 

Facebook, Instagram e Youtube são as redes mais conhecidas hoje. Cada um tem a sua particularidade e depende do tipo de conteúdo e público que você deseja atingir. 

Grupos e segmentos

A terceira categoria de presença on-line é a de grupos e segmentos. Incluímos aqui três subcategorias:

  • Google Meu Negócio 
  • MarketPlaces 
  • Páginas de nicho 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um cadastro que é feito diretamente na plataforma Google. Nele é possível informar dados de contato, horários de funcionamento e localização do seu negócio. Com o cadastro, é muito mais fácil para os usuários localizarem informações sobre a sua empresa e não precisa gastar dinheiro com desenvolvimento de site. 

MarketPlaces 

Marketplace é uma espécie de shopping center digital. Os usuários vão até lá para pesquisarem sobre produtos específicos, compararem preços e vendedores. 

Alguns trabalham apenas com a divulgação de produtos ofertados por terceiros, como é o caso do Mercado Livre, mas há outros que usam a própria marca para atrair mais clientes, como Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre e Submarino.  

Há negócios que são desenvolvido apenas visando um marketplace. 

Páginas de nicho 

Páginas de nicho é uma espécie de marketplace, mas é um lugar onde buscamos algo específico, algo de um nicho. 

O mais comum nesses casos são para freelancers como é o caso do site Get Ninjas e do 99frelas. Nesses sites, os profissionais divulgam os seus serviços e alguém entra em  contato ou você diz o que quer e receber ofertas para o que precisa. 

É mais comum para serviços, mas pode ser para produtos também, como é o caso da estante virtual. 


E qual é a melhor? A resposta é depende. O mais indicado é combinar a presença digital das categorias acima com os comportamentos de uso do seu público alvo, sua estratégia de negócio e característica da sua oferta. 

As redes sociais são ótimos canais para fortalecimento de marca e engajamento com o público, mas não são tão eficientes para realizar a vendas. 

O ideal é pensar bem na estratégia do seu negócio, avaliar concorrentes e identificar oportunidades antes de começar o trabalho propriamente dito. Uma sugestão é usar a ferramente de Swot para essa análise. 

Conteúdo de Graça

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Artigos Relacionados

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.