Certa feita, conversava com uma amiga sobre uma ideia de site que ela tinha. Como já tinha decidido o nome, sugerí que registrasse o domínio.
Dias depois de ter registrado o domínio, ela me procurou e perguntou o que fazer a seguir. Então, lhe disse que precisava contratar uma hospedagem. Com uma cara de espanto ela me perguntou:
– Como assim hospedagem? Por que eu preciso disso?
Essas são dúvidas muito comuns quando estamos começando.
Quando você decide colocar um blog ou uma loja virtual é recomendado que você registre o seu domínio. Depois disso você precisa cuidar da construção deste site.
É nesse momento que recomenda-se contratar uma hospedagem. Hoje, vamos tratar dos seguintes tópicos:
- O que é hospedagem?
- Por que eu preciso contratar hospedagem para o meu site?
- Onde eu contrato hospedagem?
O que é hospedagem?
Quando você começa a pensar sobre a sua ideia de site, blog ou projeto na internet é bem provável que queira que todas as pessoas tenham conhecimento dele. E que ninguém “roube a sua ideia”, então você corre e registra o domínio.
Uma vez registrado, será necessário ter um lugar para construir o seu site e armazenar os arquivos.
Hospedagem é basicamente esse local, no qual você armazenará os arquivos, textos e fotos do seu projeto.
É uma espécie de aluguel de espaço que permitirá que outras pessoas tenham o acesso ao seu site.
Por que eu preciso contratar hospedagem para o meu site?
Há soluções nas quais você não precisa pagar por uma hospedagem. No entanto, se sua ideia é ter um blog ou site profissional, é muito recomendável que que você contrate uma.
Você vai querer fazer as coisas do seu jeito, criar o conteúdo com a sua cara e é por isso que a recomendação é de contratar uma hospedagem.
Se você tiver apenas o domínio, não há como as pessoas verem o seu conteúdo, ele precisa estar em algum lugar para ser acessado.
Uma maneira de pensar nisso é ver o site como uma casa. Nesse sentido, o site ou blog é a casa. A hospedagem é o lote (terreno), no qual você construirá essa casa dentro do servidor.
Em outras palavras, não tem como construir uma casa sem terreno, da mesma maneira que não tem como ter um site sem hospedagem.
Onde eu contrato hospedagem?
Há certamente hospedagens gratuitas, mas hoje vamos ver apenas algumas empresas que conhecemos e recomendamos.
Se você já leu sobre domínios, perceberá que as empresas são as mesmas. Isso porque é comum que as empresas que vendem domínios também oferecem hospedagem. Se você estiver começando, recomendo que contrate tudo junto assim é mais fácil e mais rápido colocar o site no ar.
- Bluehost – A Bluehost é reconhecida como uma das melhores plataformas de hospedagem para sites com o wordpress. O único porém é que ela oferece apenas suporte em inglês.
- Hostinger – A Hostinger é uma empresa que oferece um excelente custo benefício. É indicado principalmente para que está começando, mas tem soluções mais sofitiscadas para quando o seu projeto crescer mais.
- Hostgator – Se você procura uma solução com a qualidade da Bluehost e com um bom atendimento em português, então talvez a Hostgator seja justamente o que você procura. Ela também conta com muito acessíveis e pelo nosso link você tem 45% de desconto na contratação de hospedagem além de um ano de domínio gratuito.
Quer receber em primeira mão o novo conteúdo do site? Assine a nossa newsletter