Quer saber como usar o inbox zero na prática? Quer saber como manter a caixa postal organizada? E controlar melhor o seu e-mail? Então esse artigo foi pensado para você.
Hoje vamos abordar os seguintes tópicos.:
- Ações do Inbox Zero
- As ações do Inbox Zero na prática
Ações do Inbox Zero
Já apresentamos aqui no Gestão de Sonhos o Inbox Zero. Um método para manter a sua caixa postal organizada. Apenas para lembrar, o método contempla quatro ações básicas:
- Fazer
- Excluir
- Fazer mais tarde
- Arquivar
Que tal a gente ver como funciona com exemplos práticos, dessa maneira você mesmo pode aplicar. Em nosso exemplo, vamos acompanhar como a Rafaela usa o método.
Rafaela é uma assistente administrativa de empresa de cobrança. O seu trabalho consiste em oferecer suporte administrativo às outras áreas da empresa, encaminhar notas fiscais para pagamento e elaborar documentos quando necessário.
As ações do Inbox Zero na prática
Rafaela recebe em torno de 100 novas mensagens diariamente em sua caixa postal. Quando chega na empresa, ela começa a se preparar para começar a trabalhar: liga o computador, pega uma xícara de café e começa a leitura a leitura do seu e-mail.
Lixeira
A primeira mensagem que ela vê é de uma promoção de equipamentos agrícolas, o que ela rapidamente descarta, enviando diretamente para a lixeira. Trata-se de um e-mail sem serventia e não precisa ficar na caixa de entrada.
Delegar
O próximo e-mail é de uma nota fiscal de um fornecedor que precisa ser paga. Ela clica na função de encaminhar e delegar o pagamento para a área de financeiro.
Arquivar
Seguindo a leitura de seus e-mails, Rafaela identifica que a próxima mensagem é um comunicado, informando sobre a festa da empresa. Ela não quer eliminar esse item, pois talvez precise saber o endereço do evento. Então, ela envia para uma pasta apropriada de comunicados e arquiva a mensagem. Menos um e-mail na caixa de entrada.
Fazer e Fazer Depois
No e-mail seguinte, ela se depara com uma mensagem de seu chefe perguntado sobre o status do documento que ele havia solicitado. Aqui há dois caminhos possíveis:
- se ela já tiver feito, pode tratar a mensagem o que chamamos de fazer, o que na prática significa responder a mensagem informando o status;
- se ela não tiver feito, então o recomendável é mover esta mensagem para uma pasta chamada fazer depois..
O mesmo acontece se houver, por exemplo, a solicitação de um memorando. Será necessário parar para redigir o documento, mas isso não será feito agora então a mensagem é movida para pasta fazer depois.
Talvez, você esteja se perguntando por que não fazer as ações agora, ao invés de fazer depois. É que o momento agora é para processar as mensagens na caixa de entrada e não necessariamente tratá-las.
O objetivo do inbox zero é processar todas as mensagens em sua caixa de entrada para que ela fique vazia. Posteriormente, você pode resolver cada um dos e-mails pendentes, no momento apropriado.
A ideia da técnica é organizar a sua caixa de entrada em outros itens para que você não se sinta sobrecarregado.
Quer saber mais como ter uma caixa posta em dia e ser mais produtivo? Leia os nossos artigos sobre produtividade e não esqueça de assinar a nossa lista de e-mail para receber novo conteúdo.