Os três pilares da estratégia

by Carlos Carreiro
mapa e estratégia

Todo mundo sabe que estratégia é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos.
E ter um mindset estratégico é essencial. Refiro-me aqui a pensar estrategicamente o seu negócio, seu projeto ou até mesmo sua vida.
Pensar estrategicamente é saber aonde se quer chegar, ter um objetivo claro, saber avaliar o momento atual e conseguir pensar em pequenos passos para chegar ao destino.
Eu chamo isso dos três pilares da estratégia:

  1. Objetivos Claros
  2. Análise do Momento
  3. Plano de Ação

Aonde você quer ir?

Esses dias eu estava escutando uma palestra da Lucia Helena Galvão é tive um insight para as questões estratégicas das empresas.
Ela dizia que para se chegar a algum lugar é preciso saber o endereço, uma metáfora que que se você quer algo, precisa saber o que se quer.
Nos negócios, especificamente, isso é chamado de objetivo ou meta. E é fundamental em qualquer estratégia que for ser pensada.
Sem ter em mente qual é o objetivo. Não como criar qualquer mapa ou plano de ação para chegar até lá.
Saber o que se quer é o que vai lhe dar condições para criar um plano, buscar novos recursos e fazer alianças para conquistar o que deseja.
Sem esse elemento, você nem precisa se preocupar com estratégia porque não necessidade de ter uma.
Agora se você sabe o que quer e ainda assim não consegue criar um plano ou uma estratégia para chegar até lá, talvez o problema seja outro.
Talvez você desconheças aos forças e suas fraquezas.

Quem é você? Qual é a situação da sua empresa hoje?

Diz o dito popular que não há problema que não tenha solução. A verdade é que não há solução sem problema.
Às vezes o problema é o motivador de uma estratégica, pois o objetivo é criar uma solução para que ele seja resolvido.
Problemas, falhas, soluções, oportunidades são elementos de uma mesma categoria. Categoria que chamo de diagnóstico, um exame aprofundado do momento atual.
Quando penso em atingir algum objetivo o meu primeiro passo é olhar o momento atual da empresa. Descobrir quais são as suas forças, seus recursos.
Enfim, ver o que tem em casa que pode nos ajudar a chegar no objetivo. Ou ver o que tem em casa que precisamos nos livrar para chegar a um objetivo.
Se pensarmos que o nosso objetivo é emagrecer e já sabemos (porque nos pesamos) que estamos acima do peso, uma das alternativas é rever a alimentação.
Vamos ao mercado e compramos um monte de verduras, legumes e frutas. Chegamos em casa e percebemos que a geladeira esta cheia de refrigerantes, pizzas e outras comidas congeladas.
Não conseguimos nem guardas as compras.
Precisamos nos livrar de algumas coisas para conquistar aquilo que queremos. Nas empresas, pode ser que insistimos em um processo que não faz sentido ou um produto que não dá resultado.
No diagnóstico é quando olhamos atentamente o nosso momento atual e montamos o nossos exército com recursos uteis para aonde queremos chegar.
O que for desnecessário, precisa ser descartado.
Uma vez que estivemos armados e prontos, podemos partir para a ação e estrategicamente falando, precisamos de um plano de ação.

O mapa do percurso?

É difícil construir um mapa, quando você não sabe onde está ou aonde quer ir.
No entanto, quando está claro onde é o ponto A (onde você está e quais recursos estão disponíveis) e o ponto B (o destino) fica fácil achar o caminho ou construir um.
Falo da importância de saber dos recurso na etapa anterior porque as vezes precisamos disso para o nosso plano de ação.
Por exemplo, se você precisa fazer um bolo de chocolate você vai até a cozinha e verifica se tem todos os ingredientes. Se não tiver, é necessário ir ao supermercado.
A mesma coisa acontece com um plano de ação, você lista o que precisa fazer e também vai incluir o que você precisa adquirir para fazer aquilo.
Digamos que você queira vender os seus produtos on-line, mas não tem a menor ideia de como fazer. O primeiro que precisa ser feito é decidir se você vai aprender ou vai contratar alguém para fazer isso.
Não importa qual seja a decisão o importante é que há recursos ou conhecimento que você não dispõem para realizar uma parte do projeto.
Então, é preciso que você adquira esse recurso para dar continuidade no seu plano de ação. E a aquisição desse item já é uma etapa no seu plano.
Esses três pilares são básicos, mas eficientes. Eles dão condições para pensar estrategicamente os seus negócios, projetos e objetivos.

Conteúdo de Graça

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.