O período de quarentena levou muitas pessoas a trabalharem em casa. Pensando reunimos algumas dicas para quem precisa trabalhar em casa e ser produtivo.
Elas me ajudaram muito a fazer com que o trabalho se tornasse mais eficiente, mais focado e mais produtivo.
Quero compartilhar com vocês essas boas práticas que aprendi quando comecei a trabalhar em home office.
Então, continue lendo para saber as 8 dicas para trabalhar em casa, sem deixar a produtividade cair.
1 – Estabeleça horários para trabalhar em casa
Uma das primeiras dificuldades que tive quando comecei a trabalhar em casa foi perceber que eu precisava ter horários.
Quando se está começando a principal ideia que se tem é que você tem o tempo todo do mundo. Então você pode assistir um filme e depois ir trabalhar porque afinal você é dono do seu tempo.
Uma outra coisa comum é que você acorde e comece a trabalhar e só pare na hora de dormir. Lembro que muitas vezes, eu começa as 7h da manhã e ia dormir à 1h da madrugada.
A melhor coisa a fazer logo no começo, é definir o início da sua jornada e o final. Se você tiver muitos momentos em que a vida pessoal, lhe pede atenção como filhos, casa ou qualquer outra atividade, estabeleça ao menos o número de horas de trabalho e quantas horas serão trabalhadas.
O importante agora é definir qual é a sua jornada de trabalho em casa.
2 – Defina Rotina
Se você já tem os horários de trabalho que tal estabelecer uma rotina. Lembre-se de estabelecer uma rotina para a sua vida pessoal, os afazeres domésticos e não apenas para o trabalho.
É importante ter o horário de trabalho, mas tão importante quanto isso é horário para acordar, tomar café, fazer exercícios e hobbies que você se dedique.
Se for mais fácil para você, ao invés de horários pode ser interessante criar um ritual.
Quando comecei eu despertava, arrumava a cama, ia correr, tomava um banho, meditava, escrevia em meu diário e ia tomar um café. Vestia-me para o trabalho, servia uma xícara extra.
E só então, é que começava a trabalhar.
Isso é importante por duas razões: a primeira para você obviamente trabalhar, a segunda para você não apenas trabalhar, mas também ter uma vida.
Equilibrio é a chave.
3 – Comunique os outros
Se você mora com alguém, comunique em que horário você irá trabalhar. Se morar sozinho, também comunique aos seus pais, amigos o seu horário de trabalho.

É comum as pessoas acharem que por você estar em casa, tem tempo livre.
A realidade é bem diferente, mas as pessoas não conhecem realidade e o seu tempo. Dessa maneira, cabe a você comunicar aquela tia que nesse horário você não pode ver por que a senha dela não funciona.
Uma dica, se for possível, é colocar um cartaz na porta orientando para não ser interrompido, pois você precisa trabalhar.
Mais uma coisa.
Não adianta ficar bravo quando alguém vier lhe interromper, se você não deixou claro quais são os seus horários. Seja responsável e comunique a todos.
4 – Separe os ambientes e tenha um local de trabalho
Um erro que cometi, quando comecei a trabalhar em casa foi achar que todo o ambiente era ambiente de trabalho.
Eu não sabia direito como trabalhar em casa funcionava e achava que era assim mesmo que as pessoas trabalhavam: de pijama no sofá ou na cama.
Percebi que toda hora que estava em meu quarto, eu estava trabalhando e isso não foi legal.
Muito trabalho nos deixa menos criativo e menos produtivos.
As coisas começaram a mudar quando defini horários, estabeleci uma rotina e separei os ambientes.
No local, onde eu como eu não trabalho. O mesmo vale para o local onde eu durmo.
Ainda trabalho no meu quarto, mas há uma área separada apenas para essas atividades.
Quando sento-me nesta área, meu cérebro já entende que é para trabalhar e não para ficar distraindo pensando na série da Netflix.
5 – Saiba o que precisa ser feito
Há três competências que aquele que precisa trabalhar em casa necessita desenvolver: disciplina, organização e foco.
Na prática isso quer dizer que você:
- sabe o que precisa ser feito quando começa a sua jornada;
- separou um tempo para identificar as entregas mais importantes;
- planejou o que precisa ser feito e qual é o trabalho necessário para realizá-lo.
Em resumo você tem uma lista de atividades, com prioridades que precisa cumprir.
Se precisar mais dicas para se organizar, temos algumas dicas em produtividade e organização.
6 – Evite distrações
Já falamos da importância de comunicar os outros do seu horário para evitar distrações no seu trabalho.
Outra maneira de evitar distrações é bloquear o acesso às redes sociais e se for possível desligar o telefone ou colocar no modo silencioso para executar determinadas tarefas.
E-mails também são outra fonte de distrações, a dica aqui é estabelecer apenas dois momentos para ler as mensagens e manter a caixa postal em dia (aprenda sobre a técnica do inbox zero).
7 – Faça pausas
Quando trabalhamos em um escritório é natural que tenhamos pausas durante a nossa jornada.
Em casa não por que ser diferente, faça pausas regulares para conversar com alguém ou para esticar as pernas.
Essas pequenas pausas não vão reduzir a sua produtividade, ao contrário vão permitir alguns minutos de descanso para o cérebro, de tal maneira que quando voltar para a atividade você estará mais pleno e focado.
8 – Trabalhar em casa é trabalho
Essa deveria ser a primeira coisa a ter consciência.
Muitas pessoas acham que trabalhar em casa é ter mais tempo livre. Não se trata de ter tempo livre, trata-se de ter flexibilidade sobre o tempo. Ás vezes nem isso. O que muda basicamente é o local de trabalho.
Mas para ter flexibilidade é importante entender que só porque você está em casa não tem que interromper o trabalho e lavar a louça, daí a importância de criar uma rotina e definir horários.
Você está em home office e precisa produzir como se estivesse no escritório ou ainda mais se for em um negócio próprio.
Quer saber como aumentar sua produtividade? consulte alguns de nossos artigos sobre dicas de produtividade.