GTD é um acrônimo inglês para Getting Thing Done. Não há uma tradução exata para isso. O método foi criado pro David Allen, um profissional que trabalha com produtividade há mais de 30 anos. A base para a sua metodologia foi apresentada no livro Getting Thing Done que foi traduzido no Brasil, como no nome A arte de fazer acontecer.
Embora, o GTD seja descrito como uma metodologia de produtividade, não sei se podemos descrever esse conjunto técnicas dessa maneira. O método vai além da produtividade, ele nos oferece ferramentas para organizar a nossa mente, nossas coisas e focar no que realmente importa. Quanto mais se usa, mais se aprende com o GTD e tenho a percepção que, às vezes seria melhor descrevê-lo como um estilo de vida.
Conheça o GTD – Um método para aumentar a sua produtividade
O GTD se baseia em cinco passos básicos:

1) Capturar – Trata-se de tirar todas as suas pendências da cabeça ou daquels papelzinhos e colocar em um sistema (caderno, uma arquivo de texto ou aplicativo) para a próxima etapa. O objetivo deste passo é esvaziar a sua cabeça para não ficar pensando ana quantidade de informações que precisam de sua atenção.
2) Esclarecer – A segunda etapa é quando você ira prestar atenção e avaliar se precisa fazer tudo o que esta no seu sistema ou não.
3) Organizar – Nesta etapa, você já sabe o que precisa ser feito, então agora é a hora de colocar em suas listas de afazeres do trabalho, da escola, da casa, família, do bem estar. Cada um tem as suas listas.
4) Refletir – É o momento de revisar as listas e ver se todos os itens presentes realmente precisam ser feitos e também se os projetos estão sendo executados conforme a sua prioridade.
5) Engajar – Engajar também pode ser simplificado como fazer, mas engajar tem mais a ver, pois com os passos acima feitos fosse agora tem certeza que isso é importante e precisa ser feito. Em outras palavras, você esta engajado na atividade a que se propos.
Quer conhecer um pouco mais sobre o GTD? leia o artigo sobre o fluxo do GTD, no qual explicamos como esses cinco passos são aplicados na prática.
4 comments
[…] um outro artigo apresentei a você o método GTD. Hoje, vamos ver o fluxo funcionando na prática é por meio do diagrama do GTD o que é conhecido […]
[…] como o método GTD o ponto central do Inbox Zero refere-se ao processamento dos itens na caixa de entrada para que […]
[…] GTD chama isso de revisão e sugere inclusive a revisão semanal, mas se o método for muito complexo […]
[…] Não é exagero dizer que minha perspectiva sobre produtividade, gestão de tempo e organização mudou a partir do momento em que conheci o método GTD (Gething Things Dones). […]